Atualmente a informática e as comunicações desempenham um papel incontornável na sociedade e é difícil encontrar sectores que delas não dependam. Por outro lado, a programação pode ser vista como uma mais-valia em diversas áreas, nomeadamente nas Engenharias e Ciências Exatas, mas também na Economia, no Design Tecnológico e muitas outras.

Aprender a programar é, no entanto, uma tarefa que coloca desafios significativos, pois é essencialmente baseada na resolução de problemas. A programação pode ser vista, assim, como a arte de analisar problemas e encontrar uma estratégia que os permita resolver corretamente através de um programa de computador.

A linguagem Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas a nível profissional, constituindo a base de muitos sistemas informáticos. Através dela é possível jogar on-line, conversar pela Internet, visualizar imagens em 3D, entre muitas outras aplicações.



Destinatários

Licenciados em áreas de Engenharia ou Ciências, bem como detentores do 12º ano de escolaridade com aprovação na disciplina de Matemática A.



Fatores de diferenciação

A modalidade totalmente a distância desta formação permite que a mesma se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.

Tratando-se de um curso de curta duração de iniciação à temática, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundar posteriormente os seus conhecimentos noutras formações.

O facto de a formação ser em língua portuguesa, abre o espaço a todos os eventuais formandos do mundo lusófono, uma vez que a maioria deste tipo de formações que existe é em língua inglesa.

A equipa docente é uma equipa altamente especializada em formação a distância e com larga experiência no ensino da programação, nomeadamente usando a linguagem Java.