O curso de Escrita Académica em Português integra-se na formação ao longo da vida, podendo ser útil para complementar a formação académica na vertente da comunicação escrita formal. A metodologia pedagógica do curso Escrita Académica em Português intersecta técnicas expositivas e ativas, bem como trabalho de natureza individual e colaborativa. Assim, o desenho instrutivo deste curso prevê: estudo individual (análise crítica de textos de géneros académicos e dos respetivos processos de construção); aplicação de conhecimentos à produção de novos textos (com possibilidade de uso de trabalhos em curso, mediante autorização do/a supervisor/a); redação individual e coletiva de textos; revisão / correção individual ou coletiva das produções.  

 

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/7501

 



Destinatários

Estudantes em fase de prosseguimento de estudos, idealmente integrados em cursos/programas de investigação conducentes à obtenção de grau de Licenciado/Mestre/Doutor por instituição de ensino superior em Portugal que exija a elaboração de uma dissertação/tese/relatório escrito.



Fatores de diferenciação

Os fatores que diferenciam o curso Escrita Académica em Português face a outras ofertas são:

  • Formação individualizada, adaptada à personalidade, ao estilo e ao ritmo de trabalho de cada um;
  • Integração em grupo restrito, mas multidisciplinar, com possibilidade de trabalho colaborativo sob supervisão da docente;
  • Apoio a revisão e correção da escrita;
  • Possibilidade de discussão individualizada de produções;
  • Aprendizagem contínua, progressiva e de acordo com perspetivas críticas de diferentes modelos / géneros de discurso académico.